fbpx

6 ações que melhoram a experiência de compra

O comportamento do consumidor moderno é resultado de diferentes fatores que influenciam sua forma de relacionamento social, como também suas expectativas sobre as compras realizadas.Confira as 6 ações que melhoram a experiência de compra no varejo para o aumento das vendas.
15/03/2022

Descubra como a melhoria da experiência de compra no varejo envolve ações estratégicas para o aumento das vendas no PDV. 

 

experiência de compra no varejo

Photo by Gustavo Fring from Pexels.

Quem é profissional do varejo sabe que o perfil dos clientes muda a todo momento em velocidade acelerada. 

Isso reflete um conceito de marketing pós-pandemia que vale a pena observar quando pensar na manutenção e desenvolvimento de negócios. O conceito aborda o ambiente em que vivemos, tecnologias e o comportamento dos consumidores. Confira e veja se faz sentido para você:

Mundo BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear and Incomprehensible):

  • Brittle: Mundo onde a Fragilidade está presente nos negócios, na vida das pessoas e tudo pode mudar rapidamente. A certeza é coisa do passado.
  • Anxious: Todos vivem cada vez mais ansiosos. A necessidade da sensação de segurança e controle, mesmo que momentaneamente é uma busca constante. Os portos seguros da rotina diária.
  • Nonlinear : O comportamento não linear é a flexibilidade, ou seja, a capacidade de ajuste rápido em qualquer situação em um mundo sem controle. 
  • Incomprehensible: O incompreensível ganha cada vez mais espaço por conta das novas tecnologias, da incapacidade do ser humano em compreender o mundo atual tão incerto e repletos de informações duvidosas que alteram comportamentos e por fim a  sociedade. 

Então, para encantar e fidelizar o consumidor é preciso ficar atento às transformações que ocorrem diariamente e como impactam os processos de compras no varejo.

A transformação digital foi acelerada pela pandemia e hoje é possível fazer as compras do mês nos supermercados online com um simples clique no celular.

É verdade que um contingente enorme de pessoas adotou o e-commerce no dia a dia, mas isso não significa que o PDV perdeu a sua importância, muito pelo contrário: ele é coração do varejo, portanto, exige atenção especial.


Para melhorar a experiência de um shopper cada vez mais exigente, que tal colocar em prática as estratégias a seguir no PDV? Elas se aplicam para qualquer tamanho de loja ou rede de supermercado. Confira as 6 ações para melhorar a experiência de compra no varejo e como isso envolve o comportamento do consumidor.


1. Lembre-se que o cliente busca soluções 

Sim, soluções. Isso significa que não basta oferecer apenas preços baixos, e sim otimizar todo o PDV para que o shopper encontre rapidamente os produtos que procura – e ainda os itens que não tinha a intenção de levar para casa, mas decidiu colocar no carrinho por impulso ou sugestões no PDV. Uma comunicação digital eficiente pode facilitar o acesso às mercadorias e sinalizar promoções e ofertas-relâmpago, aumento assim o ticket médio da loja.

 

2. Proporcione um ambiente agradável e seguro

O sentimentos e percepções durante a jornada de compra dos consumidores é diretamente influenciada pelo local e ambiente. Uma loja bem iluminada, com funcionários uniformizados e atendimento personalizado torna a permanência do cliente mais agradável e acolhedora.

Podemos dizer o mesmo de uma rádio interna customizada que, além de informar sobre promoções, lançamentos e serviços, conta com uma curadoria musical que relaxa os clientes, reduz pontos de fricção no atendimento e valoriza os pontos positivos do PDV, destacando sempre a cobertura completa da loja.

 

3. Adote o CRM de modo “tático”

Conheça profundamente o seu cliente: quantas vezes por semana ele vai ao supermercado, qual o valor do ticket médio, que marcas costuma comprar, se tende a experimentar novidades, etc. A partir daí, é possível planejar ações de comunicação, promoções, ofertas e até campanhas de maneira mais eficiente.

 

4. Leve omnichannel a sério

Para isso, é necessário ter em mente que a loja ou rede precisa funcionar como um só sistema: não há, portanto, diferenças de informações entre PDV e e-commerce. O shopper espera o mesmo nível de atendimento e possíveis resoluções de problemas em todos os canais.

 

5. Jamais subestime o fator humano

A expectativa sobre a experiência na loja está em constante movimento. Cada inovação que surge no PDV impacta diretamente essa expectativa. Porém, a relação humana sempre terá relevância para que o cliente decida ir ou não ao supermercado. Atendimento de qualidade, pro atividade e gentileza sempre farão diferença.

 

6. Promova experiências de compra

De acordo com os especialistas, a correta exposição de produtos, combinada ao marketing sensorial bem aplicado pode transformar lojas “simples” em ambientes modernos, interessantes e mais acolhedores para os clientes. 

Por exemplo: o cheirinho de pão saindo do forno na padaria com som ambiente agradável ao fundo, reforçado pelo apoio de telas digitais para uma boa presença visual das ofertas são recursos que aumentam a percepção do shopper no PDV. Ainda geram novas sensações e estímulos constantes.


Sim, as lojas com estes recursos são percebidas como modernas, interessantes e mais acolhedoras. 


Confira: Redes de varejo utilizam a Rádio Corporativa para incrementar o sellout nas lojas

 

Pense na geração Z, grupo em que 54% dos jovens é cativado e influenciado pelo que vê em telas digitais e não na prateleira. 

Observe as tecnologias como o Digital Signage (telas digitais para visual merchandising), que transformam ambientes estáticos em dinâmicos através de imagens que engajam, informam e incentivam os clientes a explorar novos produtos e espaços na loja.

Conheça nossas soluções para tornar o seu PDV mais atrativo. Fale com quem é especialista em varejo. Entre em contato com a MegaMidia!

 

Leia também: Marketing Sensorial impulsionando o sell-out no varejo

A MegaMídia oferece a solução completa em gestão de trade marketing 360º para a criação de novas oportunidades de negócio e ativação de PDV. Somos especialistas em varejo, entre em contato e descubra como aumentar os  resultados da sua rede.

Soluções 360º que geram muito mais resultado para o varejo.








      Whatsapp Whatsapp