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Saiba como se antecipar às tendências do pós-pandemia

Após avançar 10 anos em 1, durante o advento do Covid-19, o varejo vislumbra um novo período de profundas transformações, com mudanças de hábitos de consumo e consumidores esperam uma sinergia entre os canais online e o atendimento presencial. Sua rede já está no futuro?
27/07/2021

As tendências do pós-pandemia 

Se no período de maior distanciamento social se tornou importante estar mais próximo dos fornecedores, neste momento, com a entrada no e-commerce e a própria expansão do número de concorrentes online, é vital!

Outro desafio que esse estreitamento ajuda a mitigar são os gargalos na cadeia de suprimentos. A logística foi uma das áreas que mais sofreu alterações durante a pandemia, levando ao desabastecimento. Somar o bom relacionamento com seu fornecedor é imperativo, assim como investir em gestão de categorias, pricing e supply chain de maneira estratégica e alinhada com a agenda dos fabricantes. 

A valorização de parcerias eleva o ticket médio

A indústria ajuda o varejo a se conectar com o consumidor cortando caminho pelas vias digitais, pois não é mais possível regredir a um tempo em que as vendas eram pautadas exclusivamente em ações off-line. 

Ao utilizar as plataformas já existentes da indústria e as mídias sociais do varejista na jornada do consumidor até a loja física, encontra-se o caminho para crescimento mútuo.

Para isso, toda uma estrutura de trade marketing precisa estar prevista e montada, porque a loja deve se preparar com ambiente adequado para consumidores que já chegam decididos sobre como e o que vão adquirir. É fundamental, também, que os pontos de venda se conectem a esse shopper e dêem continuidade à comunicação iniciada lá atrás, no acesso ao app do fornecedor ou na decisão de compra influenciada pelo cashback oferecido por um terceiro parceiro. 

 

A revolução nas gôndolas: o poder do cross-selling!

O inverso também é verdadeiro; a indústria de bebidas que cresceu exponencialmente com aumento de cervejas Premium, puro malte, com baixo teor de carboidratos e calorias, por exemplo, usou a inteligência de mercado adquirida na gôndola do supermercado. 

Essa informação partiu de novos hábitos de compra durante a pandemia nas lojas físicas com a redução de 50% do ticket gasto em restaurantes e bares transferido, em parte, para o varejo alimentar.

Por outro lado, a inovação dos mercados em tempos de mudanças drásticas de comportamento também se balizou nas tendências dos fornecedores. Um outro exemplo é o aumento de 69% no interesse por gin. Ele levou a área de especiarias a sair de sua respectiva gôndola para o setor de bebidas, agregando inclusive, valor na comercialização de novos produtos como os kits Gin.

Quando o gin, a água tônica e especiarias são vendidos juntos, podem superar em até 7 vezes o sell-out, atingindo até mesmo uma marca de vendas comparável a de feriados e datas festivas como Natal e Ano Novo.

Já a área de temperos, especiarias, sal e condimentos ganhou a “gôndola de sabores”, com novas opções de sabores além dos originais, movida pela tendência gourmet. As pessoas querem cozinhar em casa, mais e melhor com produtos frescos, novamente usando parte do ticket que iria para restaurantes. 

Varejistas que se anteciparam e agregaram tudo em um só lugar, lucraram 48%, mais do que o dobro de lojas físicas que não aderiram e tiveram receita 23% menor. Nas redes com gôndola do sabor, 87% dos consumidores adquiriram algum produto nessa categoria. É o que a Cepêra aferiu em pesquisa, que também apontou 99% de aprovação dos clientes na reorganização da gôndola.

O Trade Master impulsiona negócios em um mercado de 300 bilhões de reais!

O Trade Master, solução completa em trade marketing da MegaMídia possibilita que toda a transição da rede varejista para um novo paradigma de fazer negócios, promover produtos e fazer parcerias que transporte as marcas para o futuro e em sincronia com um consumidor que espera uma experiência completa de compras.

Ao mapear todos os ativos, oportunidades e ações que já estão em curso, ela desburocratiza o relacionamento com fornecedores e faz a gestão dos canais off e online como diagnóstico de como os espaços de exposição das lojas têm sido utilizados. 

É uma solução de trade 360⁰ que seleciona parcerias assertivas e monta projetos customizados levando à rápida conversão e fidelização.  

A integração forte da indústria-varejo depende de um trade marketing estrategicamente pensado em todas as etapas da jornada de compra. 

Você investe em micro-segmentação? Tem como referência quando o cliente foi à loja pela última vez, o que ele levou, quanto gastou, quantas vezes retornou e por que retorna?

Se a resposta é não, entre em contato com a MegaMídia e saiba como converter, engajar e impulsionar o sell-out por meio do Trade Master.

 

Soluções 360º que geram muito mais resultado para o varejo.









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