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5 Dicas para Alavancar Vendas Através de uma Rádio Corporativa

05/10/2020

Segundo pesquisa realizada pela Entertainment Media Research (consultoria em consumo e entretenimento), 82% dos compradores acredita que a música tem o poder de transformar o humor. Isso significa que utilizar a programação sonora adequada no ponto de venda pode ser uma prática extremamente eficaz para conquistar e reter clientes.

Uma rádio corporativa é uma grande aliada na criação de um PDV agradável e atrativo, além de uma maneira eficiente de merchandising e estímulo ao consumo. Shoppings, supermercados e lojas do varejo em geral encontram nessa tecnologia, importante apoio ao processo de vendas, especialmente quando utilizada para divulgar os atrativos do estabelecimento diante da concorrência.

Abaixo você confere algumas dicas importantes se a sua ideia é implantar uma rádio corporativa em seu estabelecimento.

1 – TENHA EQUIPAMENTOS DE QUALIDADE

Saiba que boa parte dos clientes repara no som de um estabelecimento. Portanto o passo número um é investir em equipamentos de qualidade: pior do que não ter som é ter um som ensurdecedor e de má qualidade, que realmente faz com que os clientes fujam do local. Muitas lojas fazem um som que fica literalmente gritando, e isso acaba irritando o consumidor.

2 – ESCOLHA A MÚSICA CERTA

Há diferentes perfis de consumidor, por isso, é muito importante que as empresas saibam quais são os seus, a fim de alinhar som e cliente com a trilha certa. A programação deve ser personalizada e adaptada de acordo com região, estado, cidade, bairro, loja e até mesmo horário. A partir de uma pesquisa é possível traçar o perfil de seu cliente e alinhá-los com o estilo musical. Um artigo da Musicae Scientia, intitulado “Os efeitos da música na decisão de compra”, alega que o “encaixe” da música pode influenciar a decisão de compra principalmente quando os consumidores não têm uma ideia clara de preferência de produto. A familiarização com o ambiente de consumo é essencial para que os clientes despendam mais tempo no PDV e a música pode ser a ferramenta de ativação desse sentimento. O cliente tem de se identificar com a marca e a música é o elo de conexão.

3 – AUMENTE E DIMINUA O VOLUME PARA INCENTIVAR O CONSUMO

Além de uma programação musical personalizada, pense também em qual volume as músicas tocarão na sua loja. Você pode alterar o volume de acordo com a hora do dia. Por exemplo: Na abertura da loja comece a tocar a música em um volume mais baixo. Na hora do almoço, com maior fluxo, o som pode ser mais elevado. No período da tarde até às 20h, o volume da música pode ir ao meio termo. Das 20h em diante, novamente o som cai, até o fechamento da loja. Além de levar em consideração as horas do dia, pense também no tipo de negócio que você administra. Um supermercado precisa de um volume de música diferente do que o de um negócio que faz massagem terapêutica. A idade dos frequentadores também é importante. Os jovens, por exemplo, gostam de som mais alto, os mais velhos, não necessariamente.

4 – INVISTA EM SPOTS COMERCIAIS

Estratégias de apoio a promoção de produtos e serviços é a principal premissa da implantação dessa importante ferramenta de comunicação, possibilitando a divulgação de ofertas e descontos, através de spots comerciais e que podem ser promovidos em parceria com fornecedores. É preciso encontrar o balanço correto para não incomodar o consumidor. Quando é um cliente que fica muito tempo, como em grandes atacadistas, podem ser vários spots espaçados. Em um negócio no qual o cliente fica poucos minutos, é preciso fazer mais planejamento sobre quais ofertas e informações você quer priorizar. Segundo o professor Adrian North, da Universidade de Oxford, se a música for corretamente executada, atrai consumidores a shoppings, restaurantes e estabelecimentos comerciais, faz com que permaneçam mais tempo do que de costume, influencia a interação com os funcionários, elimina o silêncio e aumenta receitas e lucros.

5 – CONTRATE UMA EMPRESA ESPECIALIZADA NO ASSUNTO

É preciso uma imersão no universo da marca e do ponto de venda, montar um sistema de áudio sob medida para o estabelecimento, levando em consideração o posicionamento estratégico do cliente, o público-alvo, a região em que atua e suas características. A contratação de uma empresa que tenha expertise no assunto é de extrema importância para o planejamento de um projeto sonoro efetivo. Só assim é possível criar um ambiente agradável com música de qualidade e informações relevantes, tudo alinhado com a estratégia do negócio. Há mais de 20 anos, a MegaMidia atua no desenvolvimento de soluções de rádio para empresas de todos o país. Temos uma equipe especializada em planejamento, redatores, jornalistas e locutores, além de oferecer assistência técnica e tecnologia própria, o que garante o know-how necessário para obter bons resultados.

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